Será que não é combustível de má qualidade?
Quando um carro começa a dar defeitos dessa espécie, a primeira coisa a pensar deve ser se o carro não foi abastecido com gasolina ou diesel adulterados. Devo dizer que antes de chegar a essa conclusão tive vários problemas e despesas inúteis, por achar que era defeito do veículo, como no caso de um caminhão, do qual mandei fazer a bomba injetora 3 vezes, antes de descobrir que os #%@&@# vinham misturando solvente para borracha no diesel, que destruiu até o tanque.
Os desgraçados põem solventes usados com restos de vernizes, etanol em excesso, restos de óleo de fritura, éter etc nos combustíveis e não raro acabam com todo o sistema de alimentação e até com o tanque.
Além de verificar o combustível seria bom também mandar verificar a vazão da bomba de combustível, ou se há alguma dobra na mangueira que o leva do tanque ao motor - Num caso parecido, que me aconteceu, descobri que a mangueira estava sendo estrangulada num ponto onde havia um grampo que a prendia ao chassis e que chegava pouco combustível ao motor nas acelerações fazendo com que ele perdesse força ao ser acelerado e ele se recuperava quando se deixava voltar à marcha lenta e tornar a acelerar, o bicho, um caminhão, perdia força nas subidas quando era acelerado a fundo, aí era preciso parar, deixar que parasse de ratear e em seguida ele subia em 1ª marcha sem ratear mais. Por uns tempos isso foi um completo mistério, nem o mecânico conseguia descobrir a saída.
Boa Sorte com o seu Tiggo.