Existe sim. Aliás, existem ,pois são dois.
O mais simples é o SQR472FB. Trata-se de uma versão do SQR472F que equipa o QQ vendido no Brasil, porém com outro virabrequim. Ao invés de 66,5 mm, o curso é de 61 mm, reduzindo a cilindrada de 1083 cc para 993 cc com a mesma medida no diâmetro dos cilindros (72 mm). A potência é reduzida de 50 Kw para 42 Kw. O manual do QQ em inglês apresenta essa opção de motor (em português não me lembro se consta - e o manual está lá no carro...).
Além desse, a Chery também oferece para venda a terceiros o SQR371VVT-1, uma unidade de 3 cilindros, 12 vávulas, e comandos variáveis. Segundo o site onde é oferecido (
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] estas são suas características:
Fuel type: gasoline
Type: L3, DOHC, 12-valves and VVT-in
Rated power: 52kW/6,000rpm
Maximum torque: 94Nm/4,500rpm
Specific power: 52.1kW/L
Emission: Euro IV
Dimensions: (L) 331 x (W) 535 x (H) 709mm
Weight: 80kg
Este segundo motor é mais sofisticado que o "nosso" SQR472, sendo, inclusive, mais potente (52 Kw = 70 cv).
A Chery vende diversas versões do Acteco para quem quiser comprar (http://cheryengine.manufacturer.globalsources.com/si/6008830697655/Showroom/3000000194387/22562/Gas-engine.htm ), desde uma versão de 2 cilindros e menos de 600cc do próprio SQR472, até motores V6 de 3.0l. Aliás, muitos bugs, gaiolas, jipes e afins produzidos na China e vendidos até pela internet usam o "nosso" 1100. Até parece o velho VW a ar aqui no Brasil, movimentando tudo que possa rodar....