Muita coisa sobre o Acteco pode ser obtida no próprio manual técnico postado aqui mesmo no blog. Há várias vistas explodidas mostrando o motor SQR 472. A arquitetura é similar aos demais motores Acteco comercializados no Brasil. Quanto às curvas de potência e torque, só consegui descobrir na web a dos motores SQR481F.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]A AVL, que projetou a linha Acteco, também projetou os Tritec (hoje utilizados pela Fiat Brasileira que comprou a unidade de produção do Paraná). Os motores são relativamente parecidos, com a diferença que os Acteco são todo em alumínio (usando cilindros usinados diretamente no bloco e pistões de alumínio), ao passo que os Tritec usam cilindros de ferro. A AVL também projetou, como ilustração, os motores diesel que eram fabricados pela Maxion, aqui no Brasil, e utilizados por diversas montadoras em pick-ups.
Avaliando o projeto, pode-se verificar que é um motor moderno mas bem simples. Embora seja DOHC os comandos não são roletados (o que explica o nível de ruído elevado em altas rotações). Os cilindros são usinados no bloco, facilitando a fundição e a montagem, mas exigindo que o mesmo seja mais pesado - felizmente é alumínio. Mesmo assim, no exterior, são disponibilizadas versões com comando variável e até turbinadas. A estrutura é muito resistente, pois existem versões diesel utilizando o mesmo bloco e componentes móveis. A eletrônica é bem simples, mas eficiente.
Enfim, dispomos de um motor simples e confiável, embora não seja state-of-the-art em refinamento tecnológico.