Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Qualidades e defeitos do motor Acteco

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Qualidades e defeitos do motor Acteco Empty Qualidades e defeitos do motor Acteco Dom Abr 29, 2012 12:40 pm

Convidado


Convidado

Os compradores de carros Chery vivem se queixando mas não vi uma só queixa sobre o motor, entretanto as informações sobre ele são escassas, o pouco que sei é que se trata de um motor com bloco e cabeçote de aluminio, duplo comando no cabeçote e 4 válvulas por cilindro. Mas nada sei sobre a sua eficiência energética, curva de torque, se é de camisas humidas ou fixas, se funciona por correia dentada ou corrente e assim por diante.
O melhor do Chery, o motor ACTECO é um produto misterioso até para os donosz dos carros que o usam

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

Muita coisa sobre o Acteco pode ser obtida no próprio manual técnico postado aqui mesmo no blog. Há várias vistas explodidas mostrando o motor SQR 472. A arquitetura é similar aos demais motores Acteco comercializados no Brasil. Quanto às curvas de potência e torque, só consegui descobrir na web a dos motores SQR481F.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A AVL, que projetou a linha Acteco, também projetou os Tritec (hoje utilizados pela Fiat Brasileira que comprou a unidade de produção do Paraná). Os motores são relativamente parecidos, com a diferença que os Acteco são todo em alumínio (usando cilindros usinados diretamente no bloco e pistões de alumínio), ao passo que os Tritec usam cilindros de ferro. A AVL também projetou, como ilustração, os motores diesel que eram fabricados pela Maxion, aqui no Brasil, e utilizados por diversas montadoras em pick-ups.
Avaliando o projeto, pode-se verificar que é um motor moderno mas bem simples. Embora seja DOHC os comandos não são roletados (o que explica o nível de ruído elevado em altas rotações). Os cilindros são usinados no bloco, facilitando a fundição e a montagem, mas exigindo que o mesmo seja mais pesado - felizmente é alumínio. Mesmo assim, no exterior, são disponibilizadas versões com comando variável e até turbinadas. A estrutura é muito resistente, pois existem versões diesel utilizando o mesmo bloco e componentes móveis. A eletrônica é bem simples, mas eficiente.
Enfim, dispomos de um motor simples e confiável, embora não seja state-of-the-art em refinamento tecnológico.


_______________________________
Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

Convidado


Convidado

Olá amigo Alex, você diz que os cilindros do motor Acteco que equipa os Chery são usinados no bloco, então seriam de alumínio??? Puxa só ví isso nos motores estacionários Briggs e Stratton e sei que quando um cilindro desses risca o único recurso é jogar o bloco no lixo e comprar um novo.
O amigo saberia dizer se esses motores podem ser retificados?

4Qualidades e defeitos do motor Acteco Empty Re: Qualidades e defeitos do motor Acteco Seg Abr 30, 2012 10:44 am

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

De acordo com o próprio manual técnico do motor, existem medidas de retífica. Cilindros de alumínio, hoje em dia, podem ser retificados. Muitos motores de moto são assim (aliás, foram a Honda e a Yamaha que aperfeiçoaram esta tecnologia). É claro que o processo é bem mais sofisticado em relação a um cilindro de ferro, requerendo um torno bem mais preciso. Alguns motores (não é o caso do Acteco) possuem um acabamento cerâmico nos cilindros de alumínio, aumentando sua durabilidade. Aí sim não tem como retificar. Tenho uma Yamaha YS250 (Fazer) que possui um bloco de alumínio assim e seu pistão é de alumínio forjado. Esse conjunto não pode ser retificado. Já omotor da YBR 125 (Factor), também de alumínio mas sem o acabamento cerâmico, pode ser retificado, embora não seja qualquer um que faça.


_______________________________
Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Os cilindros dos motores com bloco de alumínio recebem uma camisa de aço.

Já os pistões são sempre em liga de alumínio pela menor massa inercial, lembrando que quem tem contato com as camisas dos cilindros são os anéis e não o pistão.

6Qualidades e defeitos do motor Acteco Empty Re: Qualidades e defeitos do motor Acteco Ter maio 01, 2012 9:25 pm

Convidado


Convidado

Bom seja como for até hoje não ví nenhuma critica ao motos do Chery e tenho a impressão, me desmintam se eu estiver errado, de que o motor do Jac J3 é exatamente igual

7Qualidades e defeitos do motor Acteco Empty Re: Qualidades e defeitos do motor Acteco Qua maio 02, 2012 10:20 am

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

O motor utilizado pela JAC é o Mitsubishi 4A90 fabricado sob licença. Em termos de concepção é bem parecido com o Acteco, com 16V e estrutura de alumínio. Muitos carros chineses ainda utilizam versões de motores Mitsubishi mais antigos.


_______________________________
Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

aranha

aranha
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

o responsavel da minha css disse que o motor da chery era Mitsubishi, pelo que li aqui não é

9Qualidades e defeitos do motor Acteco Empty Re: Qualidades e defeitos do motor Acteco Dom Ago 19, 2012 10:05 am

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

Os QQ mais antigos (que nunca foram exportados para o Brasil) eram equipados com o motor Dongan, fabricado na China sob licença da Mitsubushi. Alguns utilitários chineses encontrados no Brasil ainda utilizam esse motor. No manual do QQ aparece esse motor, ao lado do Acteco 3 cilindros (812cc), do "nosso" Acteco 1100cc, e de um Acteco 1000cc. Observe que a fichas técnicas de todos os Acteco do manual aparecem com um erro crasso na tradução, indicando serem SOHC (um único comando de válvulas), quando na verdade os 3 Actecos do QQ são DOHC (dois comandos para acionar as 16 válvulas). O Dongan sim é SOHC.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos