Pessoal,
O amarelamento da lente é um fenômeno que PODE acontecer (não quer dizer que irá acontecer) se você utilizar lâmpadas incandescentes de 100W (as normais de fábrica são 55W). Esse amarelamento é literalmente a queima do policarbonato em função da alta temperatura que a lâmpada atinge, mas não é sempre que ocorre. Essa lâmpada de 100W também é bem forte, mas como tem o risco de queima, eu prefiro não arriscar.
Já o Xenon não causa isso pq sua potência é 15W. Fazendo uma analogia, imaginem lâmpadas para casa. No caso da lâmpada incandescente, são de alta tensão (V) e baixa corrente (comumente conhecida como "Amperagem" - A). Já as lâmpadas frias (gasosas) utilizam o conceito inverso, são de alta corrente (A) e baixa tensão (V) (para uma lâmpada incandescente iluminar bem tem que ter pelo menos 100W, enquanto a equivalente fria tem em torno de 30W). Por isso as lâmpadas brancas são muito mais econômicas, porém, precisam de um reator para funcionar. A mesma coisa acontece com as lâmpadas de carros. A lâmpada incandescente é de alta tensão e baixa corrente, enquanto o xenon é de baixa tensão e alta corrente (por isso o Xenon tem reator). É exatamente o mesmo conceito utilizado em casa.
O Xenon, por utilizar baixa tensão (15W), não apresenta altas temperaturas de funcionamento, então não vai causar queima do policarbonato nem quebrar o vidro do faról de milha devido a choque térmico. Não se preocupem com isso.
O grande problema do xenon é realmente a proibição do Contran, que não faz o menor sentido pois é um sistema que ilumina muito mais, proporcionando maior segurança para o motorista (com o Xenon é possível ver muito mais longe a pista durante a noite, dando mais tempo de reação em caso de situações de emergência). É mais um caso de uma lei feita por quem não tem a menor ideia do que está fazendo, mas isso é outra discussão.
Em casos de blitz, quanto maior a temperatura da cor, maior o risco de ser parado (o carro pode até ser apreendido se for parado com Xenon em blitz). Os guardas sabem que é xenon pela cor branca ou azulada dos faróis, afinal, a grande maioria usa Xenon 6000K (Branca) ou 8000K (Azul). Para evitar isso a sugestão é usar lâmpadas com 4300K ou 3000K, que são mais próximas do amarelo do que do azul, e também iluminam muito. Meu antigo carro (
) tinha xenon 4300 K nas lâmpadas do faról baixo e nunca fui parado em blitz, porém, já tive a oportunidade estar de carona em carros que tinham xenon branco e foram parados (foi preciso "deixar a cerveja" para não ter o carro apreendido).
Lembrem-se que policial que para carro com Xenon não quer ter trabalho de chamar reboque, fazer autuação, etc... Eles querem dinheiro, então só vão nos certos. Um carro que tem faróis amarelos (sendo xenon ou não) não é certeza de sucesso, então eles dificilmente param.
Minha sugestão é usar Xenon de 4300K e esconder bem o reator quando for efetuar a instalação. Só não vai dar para enganar o Detran, afinal, eles sabem que é Xenon pq, ao ligar o faról da primeira vez, ele acende fraco e vai aumentando a intensidade gradativamente. Isso é característica de projeto e não tem como mudar. O que eu fazia era tirar o xenon um dia antes da vistoria, ia no Detran e pegava o novo documento, e colocava novamente no dia seguinte (eu sequer retirava os reatores, só desligava as lâmpadas e colocava as originais).
Eu já estou providenciando o Xenon pro meu Face e vou colocar no faról baixo e no faról de milha (sem medo de ser feliz
). Depois que rodei com xenon, nunca mais vou querer lâmpadas incandescentes nos meus faróis.
Um abraço!!!
Felipe Maraschin