então, vamos lá:
a qirui (chery) surgiu em 1997 em wuhu, anhui. ela fabricava peças para carros e queria entrar na produção de veículos. ela foi criada pela prefeitura de wuhu para desenvolver a cidade, certamente.
em 1998, ela conseguiu comprar o maquinário usado da Ford e o projeto do seat toledo da primeira geração. mas ela não tinha permissão de pequim para produzir e vender carros, assim ela vendeu 20% de suas ações para a SAIC e com isso consegue a permissão.
até 2003, ela era 80% de wuhu e 20% da saic, quando lançou o QQ. no mesmo ano, a GM assumiu toda a Daewoo Motor na Coreia e entrou na briga com a Chery, dizendo que ela tinha clonado o Matiz. como o governo chines não reconhece patentes, a GM não tinha muito o que fazer, mas fez algo. obrigou a saic (sua sócia local) a se desfazer dos 20% da chery. e ela fez isto, sendo que o governo de wuhu assumiu 100% da marca. a partir daí, a GM prometeu caçar a Chery em todo o mundo (Ray Young disse o msm no Brasil).
hoje ela é 100% estatal e é mesmo a preferida de Pequim. as outras marcas possuem participações pequenas do estado, sendo que algumas delas já tem sócios estrangeiros, como o conhecido caso de Warren Buffet, o multimilionário americano que ganhou US$1 bilhão em um ano com a BYD! e ele tem apenas 10% da marca chinesa...
hoje em dia, todo mundo quer fazer negócio com os chineses e quem está fora, vai morrer. acreditam que a BYD, que copiou o estilo do Mercedes Classe C antigo em seu conversivel F8, agora é sócia da Daimler (MB) em um projeto de carros eletricos na China?!
já a chery tem projetos ambiciosos, como o better place na china (o riich g5 eletrico será exclusivo da better place. isso quer dizer que toda a china só terá carros da better made in chery! estamos falando do maior mercado do mundo!).
tb ela tem parceria com a mesma em israel, com a fiat (160 mil motores que deverão ser feitos para punto, linea e bravo feitos por outra sócia), quase virou parceira da chrysler, mas esta disse que o Breeze (Face) não tinha a qualidade e segurança para os EUA (talvez até tenham razão, visto que ele não tem 6 airbags e nem ESP, itens quase obrigatorios nos EUA). mesmo assim, isso não significa que a chery não posso fazer (A3..por exemplo).
existem fotos de um A3 2.0 de antes do lançamento onde até sensor de aproximação (pode frear automaticamente) ele tinha na frente e atrás. e o que dirão do chery com motor V8 e tamanho/desenho americano? nasceu junto com o Cielo, mas tá na geladeira, como o Tiggo 6.
enfim, estatal ou não, a Chery tem tudo para ser a maior montadora da china (já previsto por analistas internacionais desde 2007).
espero ter ajudado,
abs