Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O QQ deveria ser mais veloz ou está bem assim?

+6
outcast
Skywalker
mcprofessor38
Goldman
Alex Oliveira
Pedro
10 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Convidado


Convidado

O QQ segundo a Chery só anda a 130, isso é uma velocidade bem baixa comparada à dos outros carros, para mim é até demais, mas vejo que alguns se gabam de ter alcançado até 175 Km/h - um evidente exagêro.
A pergunta é: Você acha que o QQ deveria ser mais veloz ou está bem assim?

Pedro

Pedro
Motor 2.4 Turbo
Motor 2.4 Turbo

Para um carro urbano , e relativamente sem estabilidade como ele é ( carro alto e estreito + suspensão não adaptada )pra mim está ótimo , até porque por ser 1.0 o desempenho está acima da média .

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

Observando a ficha técnica do QQ em suas duas motorizações, 800cc e 1100cc, nota-se que a velocidade final é idêntica em ambas (130 Km/h).

O motor 800 tem pouco mais de 50 cv, o que realmente deve permitir, no máximo, esses 130 Km/h.

Já o motor 1100, com 68 cv, aliado à boa aerodinâmica (decorrente menos do cx e mais da pequena área frontal), com certeza permitem ao QQ chegar a cerca de 150 Km/h, de acordo com testes de revistas especailizadas. Estes 175 km/h ficam por conta de velocímetros que marcam a mais (quase todos...), declives, etc...

De qualquer forma, a suspensão macia, o conjunto roda-pneu pequeno e a elevada altura do QQ não permitem ao veículo sustentar com segurança velocidades maiores que 130 Km/h, na minha opinião. Em uma auto-estrada vazia (Porto Alegre - Osório), rodando sozinho de madrugada, já atingi 160 Km/h (pelo velocímetro, obviamente exagerado), mas a sensação de insegurança a partir dessa velocidade é grande, pois a suspensão macia faz o QQ oscilar muito. Realmente, em minha opinião, os 130 Km/h estão de bom tamanho para o QQ.

O QQ é um carro com vocação urbana. É claro que pode ser utilizado na estrada, mas sem abusos. Viajo seguidamente com o meu para Pelotas (280 Km de Porto Alegre em pista simples), Passo Fundo (300 Km com direito à serra em pista simples), e quase diariamente à Sapiranga (62 km em pista dupla). Rodando entre 100 Km/h e 110 Km/h (em eventuais ultrapassagens atingindo 120 ou 130 Km/h), o QQ assume um excelente compromisso entre desempenho, economia e segurança. Quem não gosta de rodar 300 Km à 100 Km/h fazendo 15 Km/l? Esta é a vantagem do QQ na estrada, e não ficar disputando corridas.


_______________________________
Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

O QQ é um carro para uso urbano e a velocidade máxima esta excelente para a proposta do veiculo.

Depois do fiasco do crash-test do J3, penso que seria muito interessante (antes de falar em velocidade máxima) um crash-test do QQ vendido atualmente, já que no crash-test há alguns anos o carro da Chery teve uma avaliação muito ruim; o fato de a montadora chinesa informar que foram adotadas novas soluções de segurança na estrutura (???) isso por si só não prova a segurança até que um novo crash-test, padrão NCap, seja feito.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]





mcprofessor38

mcprofessor38
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery

Eu gosto de andar com pé-em-baixo, mas não aconselho ninguém a rodar acima dos 120km/h.
Essa velocidade já é suficiente para ultrapassagens seguras e ganho de tempo em estradas livres.

Acredito que o mais importante seja a segurança do veículo. Outra coisa é a agilidade e perícia do motorista, como já relatei em outros tópicos, mesmo andando junto com carros 2.0 ou similares, já os deixei no "chinelo"... até mesmo quando possuía um Mille...hehehehe...

Mas, repetindo, não recomendo tais atitudes...

130km/h já está bom pra qualquer carro que rode em perímetro urbano.


_______________________________
EX-CIELO SEDAN PRATA 11/11
MCProfessor yesgood

Skywalker

Skywalker
Motor Acteco 1.3
Motor Acteco 1.3

Já coloquei no QQ 169 e não recomendo para ninguem, ainda mais que o carro tem aqueles pneus 155 de 13 polegadas e não tem aerodinamica para isso.

Para finalizar, isso que QQ não anda é MITO:
E, de fato, entre os concorrentes o QQ é o mais rápido. Você já conferiu em um post do Vinicius Montoia as médias de consumo dele em relação aos rivais. Em complemento, coloco abaixo alguns resultados de aceleração 0 a 100 km/h para você comparar:

Chery QQ – 14s5

Chevrolet Celta Spirit 4p – 15s1

Fiat Mille Fire – 14s8

Ford Ka 1.0 – 16s0

Volkswagen Gol G4 1.0 – 16s1

O que ajuda muito o QQ, assim como o Mille, é o seu baixo peso, de 890 kg no caso do Chery (você pode conferir a ficha técnica completa do QQ clicando no campo correspondente no cabeçalho do site.

Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

outcast


Banido
Banido

Seria bom se ele tivesse motor 1.3 Flex mas para isso a suspenção teria que ser um pouco firme.

Convidado


Convidado

O QQ "parece" correr bastante, mas o fato é que o velocímetro marca com erro de quase 10% para mais. Coloquei pneus 165X70 que aumentam a velocidade em 8% e o velocímetro ainda marca mais que a velocidade real - quando marca 50 está a 47 reais.
Não creio que devesse ter motor maior, menor seria mais lógico dentro da proposta do carro - pequeno, econômico, barato.
Se tivesse a velocidade máxima fixada em 120 seria ainda mais seguro, carro citadino precisa ter boa aceleração mas velocidade máxima contida.

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

Sou por princípio totalmente contra limitadores de velocidade, ainda mais em uma velocidade relativamente baixa, como 120 Km/h. Muitas pessoas, inclusive eu, não possuem um carro para rodar na cidade e outro para estrada. Meu QQ, a exemplo de muitos outros no Brasil, precisa ser ágil e econômico na cidade, mas também não pode negar fogo na estrada.

Muitas vezes precisamos realizar uma ultrapassagem mais complicada (um caminhão longo, por exemplo) e precisamos de mais velocidade, mesmo que por poucos instantes. Quem já dirigiu um VW 1300 sabe bem como é precisar de velocidade em uma ultrapassagem e não contar com mais de 120 Km/h. Os 68 cv e 9 Kg de torque (em rotação baixa) do QQ estão na medida para uma condução segura. Já o QQ 3 cilindros (812cc) certamente nos faria lembrar os antigos fuscas 1.3 no que tange à segurança na estrada.

O motorista responsável sempre saberá respeitar os seus limites e os do carro que conduz.

O motorista irresponsável, por outro lado, não terá dificuldade em desligar o limitador.


_______________________________
Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

Convidado


Convidado

Alguém só pode precisar de carro que ande a mais de 120 em uma única situação, que é a "necessidade" de ultrapassar um carro que já esteja rodando na velocidade máxima permitida.

A redução da velocidade de todos os carros tornou-se necessária devido ao verdadeiro massacre que ocorre dia após dia nas nossas estradas, com índice de mortalidade dezenas de vezes maior que p/ex o europeu.

Nossos motoristas são (quase todos) muito ruins e irresponsáveis, então basta dar-lhes um carro veloz para que aprontem as maiores m....das.

Nos desmanches já há dezenas de QQ cujos motoristas se esqueceram de respeitar as limitações do carrinho.

Eu dirijo desde 1957 e posso afirmar que um pouco mais de cuidado e calma garantem mais uma boa viagem que um motor possante e uma velocidade estonteante.

Você pode notar que o velho e lerdo 1113 que você passou lá atrás, quase sempre chega ao destino antes de você, é porque ele não para, não se distrai, vai na sua toada e devora os quilometros embora pareça estar quase parado.

mcprofessor38

mcprofessor38
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery

Realmente o número de inexperientes motoristas é muito grande. Vejo que, com essa quantidade de itens de segurança e automação nos carros, a "pegada" na direção ficou quase desnecessária.
Se você perguntar a um recém habilitado o que é freio motor ou como indicar uma ultrapassagem, vão ficar todos enrolados.

Acho que estamos numa discussão velocidadeXagilidade. O velho 1300 realmente era meio amarrado, mas passei um aperto com um Tempra 8V (1995) por falta de resposta na retomada. Não adianta somente velocidade final alta em ultrapassagem, se o carro não tiver uma boa resposta em retomadas, até a 80km/h você terá dificuldades de ultrapassar.

Quando leio sobre as reclamações do Cielo, percebo essa questão.


_______________________________
EX-CIELO SEDAN PRATA 11/11
MCProfessor yesgood

mcordobe


Motor Acteco 1.3
Motor Acteco 1.3

Para a proposta urbana, o QQ é um carro muito bom. Depois, tirando o estado de SP onde as rodovias administradas pelo DERSA realmente permitem atingir velocidades maiores, onde temos estradas que permitam imprimir velocidades maiores que 110/120 km/h?? O QQ te, torque e boa reserva de potência para se andar nas cidades. E pra isso, puxa vida, andar no QQ com vidros fechados e o ar cond. ligado é muito bom.
Abraços e sorte.

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

Uma característica muito agradável no QQ é a disponibilidade de torque em baixa rotação, traduzida em uma boa retomada de velocidade (considerando, é claro, sua categoria).

Normalmente associamos motores multivalvulados (caso dos motores Acteco com 4 válvulas por cilindro) à baixa disponibilidade de torque em rotações menores. E, geralmente, os fabricantes aproveitam mesmo o maior número de válvulas para aumentar a potência nos giros mais altos. Porém, na verdade, o maior número de válvulas permite ao motor "respirar" melhor em uma faixa de rotações pré-determinada pelo fabricante. Se houver um comando de válvulas e/ou um coletor de admissão variável, essa faixa se torna bem mais elástica. Ou, então, o fabricante pode simplesmente optar por fazer o motor "respirar" melhor em uma faixa de giros mais baixa priorizando a elesticidade.

No caso do motor Acteco SQR472 que equipa o QQ, a faixa útil de rotações é muito ampla. O torque máximo situa-se entre 3500 e 4000 RPM, ainda bem longe da potência máxima (6000 RPM). O motor, apesar de ser multivalvulado e não contar nenhum sistema de variação de fase, foi projetado para entregar mais torque e menos potência. Esta característica permite ao QQ oferecer uma elasticidade muito boa, considerando seus 1100cc.

O motorista brasileiro, de forma geral, costuma "comprar potência e dirigir torque". Gosta de escolher o motor mais potente à disposição, não se importando que sua faixa de giros seja menor. Depois, ao dirigir, costuma reclamar que o carro não tem elasticidade quando precisa retomar velocidade, mas não tem o hábito de reduzir a marcha para devolver ao motor sua melhor faixa útil. Os fabricantes, sabendo disso, encurtam as relações de marchas e priorizam os motores com apenas 2 válvulas por cilindro, aumentando o consumo dos carros. Um exemplo disso são os carros 1.0 da GM, como o Celta ou o Classic, que embora ofereçam 77 cv (a barulhentos e vibrativos 6400 RPM), apresentam seus 9,7 mKgf de torque a elevadíssimos 5200 RPM. O torque é parecido com o do Acteco 1.1 do QQ, mas disponibilizado em rotação muito superior. Para agradar ao motorista brasileiro, precisam contar com marchas muito curtas para não perder elesticidade. No final, mesmo com essas relações curtas, o motorista do GM acaba nem utilizando seus 77 cv, pois a rotação onde eles se encontram é irritantemente elevada. Mas ele sabe que os 77 cv "estão lá".

Também já tive um Gol 1.0 16V. Apesar de muitos falarem mal deste motor, eu o considerava excelente, desde que bem cuidado (e ele á muito exigente quanto a isso, requerendo óleo sintético com bastante frequência, limpezas constantes, etc...). Sua manutenção é cara, mas oferece 76 cv com gasolina a 6000 RPM (acredito que com alcool chegaria a uns 80 cv). Porém, seu torque máximo se encontra a elevados 4250 RPM. Nunca troquei tanto de marchas em minha vida automotiva. Europeus gostam e estão acostumados com isso. Mas, aqui no Brasil, ainda se prefere um carro que permita acelerar de 60 a 100 Km/h em quinta marcha, mesmo que seu motor seja 1.0...

Se a Chery quisesse, poderia mudar o diagrama de válvulas do Acteco 1.1 para ganhar potência. Talvez chegasse a 80 cv obtidos a uns 6400 rpm, mas além do ruído e da vibração se tornarem muito elevados, a faixa de torque ficaria muito restrita, deixando o motor com pouca elasticidade. Portanto, em minha opinião, melhor deixar como está, apenas 68 cv, mas com boa elasticidade.


_______________________________
Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

lince

lince
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Parabéns Alex,
Mais didático que isso impossivel!!!

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Alex Oliveira escreveu:O motorista brasileiro, de forma geral, costuma "comprar potência e dirigir torque".....
Ressaltei uma parte, como um todo, este é um dos melhores posts que li por aqui!!!! applause applause applause

brunogardenal

brunogardenal
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

òtimo tópico. Por mim, o QQ está bom assim. Galera muito cuidado com gasolina adulterada... procurem sempre abastecer no mesmo posto, semana passada eu precisei abastecer em um diferente pois estava na reserva total, coloquei 40 reais em um posto de bandeira BR, o carro no outro dia depois de rodar 20km, não ligava mais. voltei de guincho e preocupado pra casa. O mecanico da chery foi até a minha residencia e conseguiu fazer o carro pegar. Não cobrou nada pela visita. Pra quem é de SP, esse posto fica em guarulhos, na avenida otavio braga, em frente um Mcdonal's novo, numa bifurcação.

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Alex Oliveira escreveu:Se a Chery quisesse, poderia mudar o diagrama de válvulas do Acteco 1.1 para ganhar potência. Talvez chegasse a 80 cv obtidos a uns 6400 rpm, mas além do ruído e da vibração se tornarem muito elevados, a faixa de torque ficaria muito restrita, deixando o motor com pouca elasticidade.
Alex, você sabe qual é a relação r/l do motor do QQ?

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

brunogardenal escreveu:.... Galera muito cuidado com gasolina adulterada... Pra quem é de SP, esse posto fica em guarulhos, na avenida otavio braga, em frente um Mcdonal's novo, numa bifurcação.
Se for este posto... olha o caminhão sem o padrão BR entregando combustível.
Creio que com o link do google da para denunciar na ANP... Já que o posto só poderia receber combustível da BR.

O QQ deveria ser mais veloz ou está bem assim? XxLQ9

Fonte: google mapas = posto BR na avenida Otavio Braga em Guarulhos

Alex Oliveira

Alex Oliveira
Proprietário QQ
Proprietário QQ

Overdrive escreveu:Alex, você sabe qual é a relação r/l do motor do QQ?
Over, venho tentando descobrir o comprimento da biela do motor SQR472 há um bom tempo. Minha próxima tentativa é amanhã, na CSS, quando meu carro entrará em revisão.
Se eles tiverem uma biela em estoque (acho pouco provável...) estou com um paquímetro na pasta...


_______________________________
Alex Oliveira

Chery QQ Shocked

brunogardenal

brunogardenal
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Bom dia,
overdrive não é esse posto, eu achei aqui no google maps mas não consigo postar.

fica na Otavio Braga de Mesquita, 2760 (coloca no maps que aparece ele logo de cara).

aressk82


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Meio que off topic, mas o preço da Gasolina na foto estava bom hein! Ultimo tanque paguei 2,65!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos