Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ruído forte quando se esterça até o fim

+3
Zilda Lemos
Goldman
Antz.Br
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Convidado


Convidado

Quando esterço o QQ até o fim do curso, tenho a impressão que o pneu roça no paralamas, o barulho é forte e ocorre tanto esterçando à direita como à esquerda.
Geralmente na caixa da direção, há limitadores que não deixam esterçar demais, o QQ também tem? Será que no meu eles não foram bem ajustados?

Antz.Br

Antz.Br
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery

Faça o mesmo movimento com o veículo parado, o ruído deve se repetir. Não é o pneu roçando.
Provavelmente esse ruído é da bomba forçando o sistema ao final do seu curso, evite! você pode danificar o sistema de direção hidráulica ao forçá-lo.
Curiosidade, nos Fiat Tipo "Incêndio" ele pegava fogo em suas primeiras versões pois o sistema de DH vazava o fluído sobre uma parte do escapamento quente e iniciava o incêndio. A correção foi alterar o sistema para, em caso de pressão excessiva direcionar esse fluído para uma área longe do escapamento, acho que eles realimentavam o reservatório, não tenho certeza.
Se você trocou os pneus por medidas diferentes da original, esqueça o que escrevi, pode ser o pneu mesmo Laughing


_______________________________
AntZ.Br
Atual proprietário de um VW UP High 2014

Convidado


Convidado

Olá Antz.Br,
Os sistemas hidráulicos são dotados de válvula de alivio ou de descompressão ao final do curso do pistão, para que não haja danos no sistema. Entretanto soube de vários casos de problemas de DH em carros da Chery, com mangueiras estouradas e até necessidade de troca da caixa.

Você que é ligado na mecânica do QQ, saberia me dizer se a DH do QQ tem válvula de alívio? Se tiver e tiver regulagem, a correção é facílima, basta reduzir a pressão da mola e acabam os ruídos e as quebras.

Isso deve interessar até à própria Chery, visto que a imprensa especializada reclama da direção muito mole - com uma pequena redução da força hidráulica, ela ficaria mais firme e não haveria perigo de estragar nada.
Um abraço.

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

O manual de manutenção do QQ é claro em relação a esterçar a direção até o final e mantê-la nesta posição:

Don’t turn steering to the end and keep on. It will damage pump.

Antz.Br

Antz.Br
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery

Sou um entusiasta... não gosto de inventar não... mas como amanhã vou à oficina para instalar os buffers verificarei a existência e possibilidade de regulagem dessa válvula de alívio.


_______________________________
AntZ.Br
Atual proprietário de um VW UP High 2014

Convidado


Convidado

Overdrive escreveu:O manual de manutenção do QQ é claro em relação a esterçar a direção até o final e mantê-la nesta posição:

Don’t turn steering to the end and keep on. It will damage pump.


Desculpe Overdrive, mas não falo nem leio em inglês e não li nada que se assemelhasse a essa informação no manual do proprietário do Chery QQ.
Em compensação tenho outros veículos com DH e nenhum deles fáz esse barulho ou veio com essa restrição. Aliás como se faz para saber quando falta só um pouquinho para chegar ao fim-do-curso da caixa da direção, de forma a evitar esforçar a bomba?

Antz.Br

Antz.Br
Ex-Proprietário Chery
Ex-Proprietário Chery

não há problema em chegar ao final do curso... o que não se deve fazer é continuar a forçar o volante, como se o carro fosse virar mais com esse esforço. Chegou ao final, reduza a pressão ao volante!

Don’t turn steering to the end and keep on = Não vire de direção até o fim e continue


_______________________________
AntZ.Br
Atual proprietário de um VW UP High 2014

Zilda Lemos


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Estou muito decepcionada com meu QQ, irá completar 12 meses em agosto e está cheio de pontos de ferrugens. O pior é falta de respeito da concessionário com o cliente, desde 20/06/2012 estive na Chery Viva do Recreio dos Bandeirantes para que fossem tiradas fotos dos pontos de ferrugens, me parece que só por tirar, pois a mocinha responsável foi logo informado que foram tiradas fotos em março de um carro com ferrugens e até o dia em que estive lá(20/06) não havia qualquer resposta. Em suma o atendimento é informal, não me foi fornecido comprovante de que estive lá, de que as fotos foram tiradas e de que foram encaminhadas para a fábrica. Não comprem carros da Chery é um engodo e não tem peças, no meu caso, meu limpador de para-brisas podre de ferrugem não tem há 2 meses.Tanto a loja da Chery Viva quanto a Chery do Brasil não responderam ao meu e-mail postado em 20/06/2012 solicitando número de protocolo.

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Tosca Campini escreveu:Desculpe Overdrive, mas não falo nem leio em inglês e não li nada que se assemelhasse a essa informação no manual do proprietário do Chery QQ.
Em compensação tenho outros veículos com DH e nenhum deles fáz esse barulho ou veio com essa restrição. Aliás como se faz para saber quando falta só um pouquinho para chegar ao fim-do-curso da caixa da direção, de forma a evitar esforçar a bomba?
Eu é que peço desculpas, aqui esta a tradução: Não vire a direção até fim e a mantenha nesta posição. Isso irá danificar a bomba. Como o texto em inglês diz, não há problema em esterçar até o fim o que não pode é mantê-la nesta posição.

Encontrei essa informação no manual de manutenção, que infelizmente esta em inglês.

dougmanson

dougmanson
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

O meu esta fazendo um barulho muito forte quando esterce para ambos os lados, mas no meu caso estou esperando chegar a caixa de direção pois terá que sem trocada e olha que nem tem 10.000Km rodados ainda =( complicado

Coutinho


Motor Acteco 1.1
Motor Acteco 1.1

Antz

Depois comenta se tem regulagem!

Abraço

outcast


Banido
Banido

Tosca não é só vc que tem esse problema,pois eu também tenho o mesmo problema que vc mas o meu barulho é muito estranho.

Convidado


Convidado

Bem, após algumas trocas de ideias sobre o ronco atribuído à Direção hidráulica dos carros da Chery, pode-se avançar algumas hipóteses sobre a sua causa.

a) Pode ser que ao esterçar até o fim do curso, o esforço da bomba faça patinar a correia produzindo aquele ruído estranho.
b) O barulho pode provir da válvula de alivio que ao se abrir( até nos tratores) produz um ruído rascante tipo "Prrrrrrrr".
c) Pode ser que essa DH não tenha um sistema de alívio e nesse caso o ruído seria produzido pela bomba hidráulica funcionando sob esforço.

Eu nunca soube de um sistema hidráulico que não tivesse uma válvula de alívio, que é uma simples passagem de retorno fechada por uma esfera pressionada por uma mola, assim bastaria regular a pressão da mola para acabar com o problema.

Nada faz crer que os carros chineses sejam diferentes dos europeus e eu espero mesmo que esse ruído não passe do resultado de uma regulagem malfeita e que possa ser resolvida sem dificuldade por qualquer CSS que tenha ao menos um mecânico capacitado.

Abs

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Tosca Campini escreveu:a) Pode ser que ao esterçar até o fim do curso, o esforço da bomba faça patinar a correia produzindo aquele ruído estranho.
Teste simples para saber se o ruído veem da correia... Com o motor frio ligue o motor e mova a direção para a posição que gere ruído, volte um pouco a direção e com uma mangueira ou um balde molhe bem a correia de acessórios mantendo o motor ligado; volte a direção para a posição anterior onde havia ruído, se o ruído diminuir ou desaparecer o problema é correia frouxa ou correia do tipo “ruidosa”.


Convidado


Convidado

Em outro fórum (do Peugeot) encontrei uma dica sobre a patinação da correia Poly V que equipa o QQ e os outros Chery, segundo o autor do post, que já estava ficando louco depois de trocar todas as polias, esticadores e correia sem solucionar o problema, descobriu que a culpa era da correia marca Gates, ele informou que foi só troca-la por uma Good-year para acabar com a patinação e o barulho.
Não custa experimentar, não é?

Goldman

Goldman
Administrador
Administrador

Quem tiver problemas com ruído na correia antes de ficar gastando na troca da correia façam o teste que recomendei ao Tosca.
Não custa nada e vai identificar se o ruído é ou não da correia.

amayana


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Gente, sei que o tópico é antigo, mas é que estou com esse problema do ruído quando giro todo o voltante pra ambos os lados(mesmo dando a folga) e tenho notado que com o carro em movimento também apresenta o mesmo ruído. Alguem que teve esse problema resolveu de que forma? tem 4 dias que peguei o meu QQ e já está assim. =/

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos