É interessante fazer um checklist ao retirar o seu carro novo na concessionária.
Abaixo os itens mais comuns a serem verificados antes de assinar o recebimento do veículo.
Pintura:
Verificar respingos de tinta, bolhas, riscos, falhas no acabamento das portas, para-lamas, para-choques, e partes móveis. Verificar também manchas causadas por produtos químicos e ação do tempo, rachaduras nas pinturas em partes plásticas do veículo e outras anomalias. Verificar a pintura sempre em ambiente bem iluminado ou de preferência ao sol, para diagnosticar qualquer possível reparo que o veículo novo tenha sido submetido pela concessionária.
Peças externas:
Verificar estado e alinhamento das peças externas, como capô, porta malas, para-choques, portas, faróis, lanternas, retrovisores, borrachas de vedação, etc. Em caso de diagnóstico de problema solicite reparo imediato. Se o reparo não atender as exigências de qualidade solicite a substituição ou repintura da peça inteira. No caso da pintura se o resultado não for satisfatório solicite a repintura ou em casos extremos a substituição do veículo. É recomendado persistência, pois mais uma vez lembrando pintura problemática não é coberta pela garantia e fará você perder muito dinheiro do seu investimento na hora da revenda.
Portas:
Procure por arranhões, rebarbas, manchas ou quaisquer marcas. Verifique também defeitos na confecção, alinhamento ou encaixes.
Painel:
Atenção especial para batidas, alinhamento, deformações, rebarbas plásticas, ARRANHÕES E RISCOS. Verifique sempre em ambiente bem iluminado e seja rigoroso na vistoria.
Verifique os direcionadores de ar e botões do console central, como ar condicionado, rádio integrado, etc. Todos tem que estar firmes, bem encaixados, mas sem dificuldades no acionamento.
Volante:
Verifique deformações e o funcionamento do ajuste de altura e profundidade (se for o caso). De uma volta com o veiculo e verifique se o volante esta centralizado.
Buzina, faróis, radio, iluminação, luz de freio e alavancas de seta:
Verificar funcionamento e condição das peças.
Mostradores de velocidade, conta giros, display LCD do computador de bordo:
Verificar funcionamento e falhas de acabamento.
Bancos:
Verificar o estado do revestimento do tecido ou couro, procurar por defeitos na costura, rasgos, deformações na espuma injetada.
Verificar o deslizamento do carrinho de ajuste de distância.
Atenção especial para a fixação dos ajustes de altura e inclinação dos bancos. Também vale checar o apoio do encosto de cabeça de todos os assentos.
Assoalho:
Verificar o estado do carpete, falhas no corte, rasgos e locais em que possa existir falha na fixação do mesmo.
Verifique o estado das soleiras das portas.
Verifique a coifa do câmbio (capa que envolve o câmbio) procurando por rasgos ou má fixação.
Verifique o acabamento da alavanca do freio de serviço (freio de mão)
Verifique as borrachas dos pedais de aceleração, freio e embreagem.
Teto:
Verifique fixação dos suportes e projetores de iluminação interna.
Verifique estado do revestimento do teto, procure por falhas no encaixe, afundamentos no material, rasgos, manchas, etc.
Verifique o estado do porta-óculos no banco do motorista, se houver.
Porta malas:
Verifique o estado do estepe como pneus, triangulo e macaco. Cheque se a roda corresponde a algum kit opcional ou modelo você tenha adquirido. Em algumas versões não equipadas o estepe é de aço estampado mas em versões com kits de opcionais de rodas de liga leve ou naqueles em que a roda de liga leve é de série a roda do estepe também deve ser de liga leve.
Verifique o estado da guarnição do porta malas, tampas, fixação, etc...
Isolamento acústico:
Verificar vedação das canaletas das janelas e borrachas das portas.
Motor:
Verificar principalmente o nível de óleo do motor (Informe-se sobre o procedimento e lembre-se sempre de fazer com o motor frio para que o óleo tenha tempo de voltar ao cárter)
Verifique se o reservatório de água do limpador de para-brisas esta cheio
Verifique se o reservatório de combustível para partida a frio (se for o caso) esta cheio com gasolina (peça para preencher se não estiver)
Verifique os fluidos de freio e de direção hidráulica
Verifique fluidos e liquido no radiador
Verifique se os cabos e mangueiras estão em perfeitas condições
OBS : Apesar dos procedimentos de construção dos motores terem evoluído aumentando a precisão das peças móveis o amaciamento do motor, assim como o amaciamento das demais peças móveis do veículo se fazem necessárias. Nos primeiros quilômetros evite abusar de altas rotações e não espere os melhores índices de consumo e desempenho do seu veículo.
Suspensão, Rodas e Freios:
Verifique visualmente o estado dos amortecedores dentro da caixa de rodas, procure por vazamentos. Verifique o estado dos discos de freio, procure por trincas ou má formações nos discos.
Verifique o estado das rodas procurando por batidas, trincas ou quaisquer sinais que mostrem que o veiculo possa ter sofrido algum dano na suspensão que possa exigir reparo.
OBS: Algumas verificações na suspensão, rodas e freios só poderão ser feitas após retirar o veículo da concessionária. Ao rodar com o carro se notar comportamento estranho leve o veiculo para ser reparado na garantia imediatamente.
Câmbio:
Dentro do veiculo acione a embreagem e verifique marcha por marcha se todas estão engatando da mesma forma sem nenhum tipo de dificuldade.
Verifique por barulhos incomuns ao barulho típico do mecanismo de engate.
Verifique se a embreagem esta funcionando corretamente sinais de trepidação podem denunciar algo errado.
OBS: Quando um carro zero quilometro chega nas concessionárias, algumas não comunicam de imediato o cliente que o veículo já esta disponível, e assim aproveitam para colocar o veículo já vendido como mostruário no showroom. Ou seja, fica disponível para outros clientes conhecerem o carro. Isso não é nada legal, afinal de contas ninguém quer que outras pessoas entrem e saiam do carro, pisando nos pedais, engatando marchas e fiquem sentando nos bancos do seu carro novo. O maior problema é que a sacanagem não para por ai.
Quando algum cliente solicita realizar um test-drive para conhecer o modelo, as concessionárias utilizam o seu carro e zeram o hodômetro quando você vai retirar. Resumindo, você pensa que seu carro é zero quilometro, mas ele não é mais. O normal seria ele vir de fábrica com algo em torno de 8 ~16 km rodados que são os testes feitos pela fábrica, se vier zerado ou com algo muito superior a isso desconfie e peça explicações imediatamente.
Fonte: adaptado do puntoclube.com