Olá gente, sabem me dizer se o motor do Face é 8V ou 16V?
Com correia dentada ou corrente de comando?
Com correia dentada ou corrente de comando?
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felipemaraschin escreveu:Espera um pouco gente... Qual é o problema do carro com correia dentada? Tá certo que a corrente dura muito mais (o motor acaba antes de acabar a corrente), mas, se o cronograma de revisões for seguido conforme informado no manual do proprietário, não vai ter problema algum com correia. Não lembro em que revisão é necessário trocar a do Face, mas carro vai precisar parar para outros serviços, então isso não é motivo suficiente para invalidar a compra.
As correias dentadas, assim como qualquer componente de automóveis, são projetadas com alto coeficiente de segurança, então, dificilmente a correia vai arrebentar no período entre as trocas. Os únicos casos em que ouvi falar que a correia arrebentou foi com clientes descuidados que não fazem manutenção em seus carros (não trocam quando fazem revisão, se é que fazem), ou usam o motor sem a tampa da correia (permite a entrada de poeira que aumenta o desgaste da correia).
Meu primeiro carro foi um Renault Megane 2001 que peguei usado em 2009. Quando comprei o carro decidi trocar a correia por precaução. Depois descobri que o antigo proprietário jamais tinha trocado a peça após quase 100.000 Km (posso estar enganado, mas acho que o Megane fala em troca a cada 50.000 Km). O aspecto da correia trocada não era ruim (não apresentava fissuras nem desgaste acentuado) mas rodou 2 vezes mais do que devia e mesmo assim não rompeu. Se a correia for trocada no período correto e sempre andar com a tampa de proteção, não haverá problema algum.
Não existe isso de que carro com 16V nunca fica bom após apresentar algum problema, ou que 16V é mais "frágil". Não tem segredo algum em ter mais válvulas. A diferença é que o mecânico vai ter mais 8 válvulas para avaliar e regular conforme a especificação do motor. Claro que, se houver danos, serão 16 válvulas para se trocar ao invés de 8, mas esses danos só costumam acontecer nos casos citados acima (proprietários descuidados).
O melhor exemplo de que o conceito de correia dentada e cabeçotes multi-valvulados não tem nada de errado é que cada vez mais os carros utilizam esse conceito (o motor TSI da VW, que tem 200 cv utiliza correia dentada e 16 Válvulas). Hoje em dia, a grande maioria dos carros possui correia e 16V... A tendência é que todos os carros sejam 16V, até os "populares".
Se esse é o impeditivo para a compra do carro, eu digo para repensar o assunto... Isso não vai gerar nenhum problema se o cronograma de manutenções for respeitado. Lembrem-se que carros com corrente de comando também precisam parar para fazer revisão.
Se ainda houver dúvidas, pensem se vocês conhecem alguém que já passou pela desagradável situação de fazer o motor devido a rompimento da correia... Eu não conheço ninguém que tenha passado por isso... Já li a respeito na internet em fóruns citando o assunto como "PODE SER QUE UM DIA ACONTEÇA" ou então através de relatos de mecânicos que já se depararam com casos assim (mas esses caras pegam de tudo).
Pode ser que vocês estejam deixando de comprar um bom carro em função de um motivo que não existe.
Um abraço!!!
Isso dos motores com corrente serem mais barulhentos era coisa dos motores da década de 80, hoje são tão silenciosos como os com correia dentada com a vantagem de diminuir a manutenção e evitar danos, muitas vezes bem dispendiosos, quando a correia dentada quebra com o motor em alto giro.Dínamo Diniz escreveu:Vale a pena lembrar também que, normalmente, os motores com corrente são mais barulhentos.
A correia dentada de um GM (acho que era Vectra) de um amigo quebrou aos 30 e poucos mil quilômetros rodados e a quilometragem era essa mesmo, pois o carro foi comprado novo. O prejuízo foi grande porque já estava fora da garantia.felipemaraschin escreveu:.........vocês conhecem alguém que já passou pela desagradável situação de fazer o motor devido a rompimento da correia...
Deveria ter pouco mais de dois anos, não sei ao certo... não tem nada de estranho estar fora da garantia, o meu amigo é diretor em uma empresa e utiliza o carro da empresa e muito pouco o carro particular dele. Quanto a ser comprado zero... ele só compra carro zero quilometro. Tenho amizade com um dono de oficina há mais de 20 anos e ele já me disse que pegou um Renault que quebrou a correia de sincronismo com cerca de 20 K.felipemaraschin escreveu:Overdrive, que ano era esse Vectra? Estranho esse carro estar fora da garantia apenas com 30.000 Km... Foi comprado zero?
As informações sobre casos de quebra de correia que eu já vi eram de clientes descuidados e carros mais antigos. Não tenho conhecimento de ocorrências em carros mais novos.
Não disse que você esta comparando... também não deixaria de comprar um carro por ele utilizar correia de sincronismo mas se tivesse que escolher por certo optaria por corrente que geralmente dura a vida toda do motor do carro. No plano de manutenção do Fiat Punto é recomenda a troca da correia de sincronismo a cada 60.000 Km ou 3 anos prevalecendo o que ocorrer primeiro. Em caso de utilização do veículo predominantemente em estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas, efetuar um controle do estado da correia a cada 15.000 km e, se necessário, efetuar a sua substituição efetuando também a substituição dos tensores da correia. Em relação aos motores Fiat que utilizam corrente de sincronismo nenhuma manutenção é necessária.felipemaraschin escreveu:Não estou comparando correia com corrente. Não há duvidas que corrente é um conceito mais seguro. Apenas acho que a correia por si só não é motivo para invalidar a compra do carro, uma vez que, se o plano de manutenção for seguido corretamente, não acontecerá problema algum.
No manual do Fiat Punto que utiliza motor com corrente de sincronismo ela sequer é citada no plano de manutenção. (o plano de manutenção vai até 150.000 km)felipemaraschin escreveu:Mesmo que a frequencia de troca seja MUITO menor do que a da correia, será necessário trocar (a corrente) de tempos em tempos. Não sei ao certo o intervalo correto para troca teria que consultar o manual de cada carro para saber o que os fabricantes dizem).
Creio que você quis dizer corrente!!!!LeoMarq escreveu:Não que só isso seja necessário para deixar de comprar o carro.
Mas entre um e outro descarto o com correia.CorreiaCorrente não tem troca felipe. Como o overdrive falou do punto não tem nada sobre a manutenção em um planejamento de 150.000km.
Não há troca. A corrente é VITALÍCIA.
felipemaraschin escreveu:Não é colocado pois possivelmente o carro precisará fazer um serviço de recuperação do motor antes do fim da vida útil da corrente (possivelmente os cilindros vão ovalizar antes do fim de vida da corrente ) , então, usualmente, aproveita-se essa oportunidade e troca-se a corrente também. Mas isso vai acontecer MUITO tempo depois de acabar a garantia do carro, então, teoricamente o fabricante não tem mais responsabilidade sobre o tema. O princípio de funcionamento é o mesmo de uma corrente de transmissão de motos, a diferença é que corrente está exposta e sofre esforços diferentes, mas continua sendo uma corrente. Com o tempo ela tende a se deformar, especiamente se o motor for muito forte e for muito utilizado em seu regime de torque máximo.
Essa redução do tempo de troca da correia se o carro andar em estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas, acontece pois há grandes chances de entrar impurezas (areia, poeira,...) no habitáculo da correia, gerando desgaste prematuro e rompimento. Isso é muito sério.
Outra coisa que pode resultar em quebra da correia é contato com óleo. Qualquer borracha em contato com produtos derivados de petróleo sofre ressecamento (outro exemplo é camisinha, que não deve ser usada com vaselina pois pode estourar ).
De novo, não há duvidas que o corrente é mais seguro que comando, mas continuo achando que apenas essa diferença não é suficiente para desistir da compra do carro. Vai ser apenas um item a mais para ser verificado nas revisões.
Entre um carro com correia e um carro com corrente, vou no que tiver melhor desempenho e conforto (não esquecendo de levar em consideração o preço )
Um abraço!!!
Pelo que entendi sobram o Nissan March e o Honda FitLeoMarq escreveu:
Eu estava em dúvida entre o Face, 320, J3, March e Fit 2008.
Face muita gente reclama de barulho, fiz test-drive e achei que batia muito, mas ainda sim estava pesquisando para saber se compensava porque gosto muito do design dele. E essa característica da correia é uma coisa a mais que PRA MIM faz diferença.
O 320 eu não sei ainda se vem com corrente. Mas tem muita coisa nele que gostei mas não senti muita confiança, muitas reclamações.
J3 tem corrente, mas um carro que dizem ser completão, é feita uma propaganda absurda em cima do COMPLETÃO. No entanto o carro não vem com luz no porta malas. Orra que absurdo, o carro completo que não vem com luz de porta malas. A noite é terrível. Propaganda enganosa.
Sobra-me dois carros que tem corrente e confiabilidade.
Cuidado com o que o vendedor fala....LeoMarq escreveu:o 1.0 16V do March é com correia dentada, mas o 1.6 16V é com corrente sim.
Overdrive escreveu:Isso dos motores com corrente serem mais barulhentos era coisa dos motores da década de 80, hoje são tão silenciosos como os com correia dentada com a vantagem de diminuir a manutenção e evitar danos, muitas vezes bem dispendiosos, quando a correia dentada quebra com o motor em alto giro.Dínamo Diniz escreveu:Vale a pena lembrar também que, normalmente, os motores com corrente são mais barulhentos.
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