Novidades galera. O coxim foi trocado hoje. De quebra, pedi para trocar a cebolinha da luz de ré. O serviço foi rápido e o carro está bom. Quanto à homocinética, fizeram o pedido da peça, com prazo de 10 dias para chegar. Quero destacar que estou muito satisfeito com o atendimento da Cygnus Veículos, em São Luís/MA. Meus agradecimentos a Itamar, Leila e Simão.
Algumas informações relevantes: olhei mais dois coxins de Celer por lá (já desmontados em um canto da sala) com o mesmo problema. Esses coxins são hidráulicos (possuem óleo dentro). Eles acreditam que o calor do catalizador pode estar acelerando o desgaste da peça (o coxim fica bem próximo do catalizador). Mas, pelo que pude perceber, a Chery está atenta aos problemas dos carros. Escutei uma conversa sobre um boletim interno da Chery aos Concessionários relatando o problema com os módulos BCM (problema que faz com que as luzes do pisca direito fiquem acesas o tempo todo) do primeiro lote de Celer que foi importado. A Chery detectou o problema e passou a corrigir antes de encaminhar os carros à CSS. O módulo BCM do meu foi trocado em garantia ainda nos primeiros meses de uso.
Ah, aproveitei e fiz teste drive no Tiggo Automático. Gostei muito do carro. O câmbio tem uma característica muito interessante: o conversor de torque é bloqueado a partir da segunda marcha. Em todos os câmbios automáticos que já tive contato, isso só acontece na quarta marcha. Em outras palavras, o Tiggo, a partir da segunda marcha, deixa de ter aquela perda por escorregamento, onde parece que você está pisando um pouco na embreagem, comportamento típico de carro automático. Com isso, o carro passa a ter freio motor também a partir da segunda marcha (você tira o pé do acelerador e o giro não cai pra 1.000 rpm como na maioria dos automáticos). Esse recurso pode ajudar na economia de combustível, visto que o Tiggo pode fazer uso do cut-off a partir da segunda marcha.
Aqui vão algumas fotos do serviço:
Coxim do Celer com problema, retirado do meu carro
Coxim do Celer com problema, retirado do meu carro
Cebolinha/Interruptor da luz de ré com problema, retirado do meu carro
Coxim novo instalado
Coxim novo instalado. Vejam como fica próximo do catalizador (área muito quente)
Cebolinha/Interruptor da luz de ré já trocado
Só a título de comparação: já falei aqui no Fórum, em um tópico antigo, que tenho um outro veículo, um Chevrolet Vectra Sedan Collection Automático, ano 2011/2011. Inclusive falei de alguns problemas que ele já deu. O interessante é que, com aproximadamente 35.000km, o Vectra também teve problema em um coxim, só que foi o do câmbio. No caso, não foi exatamente o coxim de borracha que quebrou, mas sim o suporte dele, que é feito de alumínio. Meu carro estava na garantia, com todas as revisões feitas, e a Dalcar (CCS GM em São Luís) se recusou a efetuar a troca. Todo mundo com quem falei em autopeças disse que esse é um problema comum do Vectra e Astra. Fiquei muito chateado na época. Eu tive que mandar trocar por minha conta, mas também nunca mais pisei lá pra fazer revisão. E nunca mais compro um carro lá. Esse relato é só para vocês verem que existe CCS boa e ruim, independentemente da marca.
Suporte do Coxim do Vectra quebrado
Suporte do coxim do Vectra novo que comprei e o local onde costuma quebrar
Abraço galera!!!