Ola Xavante,
Segue um texto tecnico sobre o assunto, mas basicamente trata da estabilidade em curva e capacidade de tracionar em situacoes de torcao do chassi (devido a inclinacao da carroceria em uma curva, por exemplo).
Tem a ver com a famosa msg no quebra-sol da Eco....
"O centro de rolagem, é um ponto imaginário, onde o chassis rola, e é determinado, em razão do desenho da suspensão.
As suspensões dianteiras e traseiras, normalmente possuem diferentes centro de rolagens.
O eixo de rolagem, é uma linha imaginária, entre o centro de rolagem dianteiro e traseiro.
A quantidade de que um chassi rola na curva, depende da posição do eixo de rolagem, em relação ao centro de gravidade do carro.
Quanto mais perto o eixo de rolagem estiver do CG, menos o chassi rolará na curva.
Um centro de rolagem mais baixo, geralmente produz mais tração devido a rolagem do chassi.
O centro de rolagem tem um efeito imediato sobre a dirigibilidade do carro, enquanto que nas barras estabilizadoras, amortecedores e molas requerem que o carro role, antes de produzir algum efeito."
Abs