APM, o QQ original só se comporta bem se estiver bem pesado. ao passo que se estiver leve, sua estabilidade é complicada. No reveion, rodei 3200km com a família fazendo Brasilia até Sao Joao del Rei- MG e de lá para o Rio , depois rodando na região serrana do Rio com 5 pessoas no carro e depois do Rio de volta a Brasilia. Como a BR-040 está sendo recapeada e o asfalto está bom na maior parte dos 1200km entre Brasila e o Rio, nos trechos de reta e asfalto bom dava para andar forte e o carro teve seu comportamento dinâmico surpreendentemente estável , claro que considerando mão for firme no volante, tendo em vista que o QQ não tem DH progressiva e sua direção reage imediatamente a qualquer comando dado pelo motorista. Este é um ponto fundamental para quem pega estrada com o QQ. Carro estando alinhado, balanceado com a cambagem, caster em dia, e com um motorista com um mínimo responsável de experiência em estrada faz com que a viagem seja muito mais segura e tudo bem. Digo isso pois, infelizmente o relato do ANTZ que conta que sua ultrapassagem foi dificultada por um idiota irresponsável que pensa que estar na estrada é algum tipo de competição entre carros é mais comum do que se desejaria.
Meu carro está com 37500 km rodados, pneus originais, buffers nas 4 rodas e nesta viagem, como o carro estava cheio e pesado a calibragem dos pneus foi de 35 libras nos 4, quando normalmente rodo com 30 PSI.
Nestas condições, o comportamento foi excelente e numa situação semelhante a do ANTZ em que fui ultrapassar e o veículo que estava sendo ultrapassado acelerou vigorosamente para impedir a ultrapassagem, me mantendo na contramão fiquei numa situação difícil pois o pontilhado da estrada chegava ao fim e terminei a ultrapassagem a lamentáveis mais de 150 km/h. Situação tensa e lamentável. após concluir a ultrapassagem, dei seta pra direita e deixei o babaca me ultrapassar e sumir na estrada Que Deus o acompanhasse! O que se percebe é que muita gente que roda em estrada desconhece a sinalização peculiar entre os veículos, não usa a terceira faixa de forma correta, usa as setas de maneira errada, farol alto de forma errada, enfim , um festival de lambanças. O que se percebe, também é que, como o QQ é pequenininho, nesta fogueira de vaidades ninguém parece respeitar o carrinho.
O NOME DO JOGO NA ESTRADA É PACIÊNCIA. Se saiu atrasado, não vá achar que vai tirar o atraso correndo. andar a 100km/h de modo contínuo é mais rápido que andar a 150 km/h e parar toda hora. Com isso em mente, tudo dá certo.
Para rodar com um QQ 2011 com pneu original, vazio e sem buffer, a pressão traseira tem que ser baixa, tipo uns 28 libras pois o carro é leve na traseira e a direção macia demais. Com 4 adultos de uns 80kg mais bagagem o carro está com sua carga próximo à máxima e a pressão pode ser a recomendada no manual (35 libras).
Pneu 175 70 13 eu ainda não uso pois os originais estão em excelente estado e nao posso testemunhar o seu comportamento na estrada mas os 155 do QQ nas condições descritas acima descritas funcionaram bem, mesmo na chuva.