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Latin CNCAP - Instituto vê problemas na segurança de veículos nacionais

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Daniel

Daniel
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Bom Dia a Todos,


Para quem reclama dos problemas de acabamento, barulho na suspensão que o Cielo possa ter, deem uma olhada no resultado dos testes do Latin CNCAP após a avaliação de alguns modelos nacionais como Gol, Palio, 207, Etc...

Vale lembrar que o Cielo ficou com 5 estrelas.


Jornal de Jundiaí -Instituto vê problemas na segurança de veículos nacionais

Atualmente o país gasta em média R$ 11 bilhões por ano relacionados a custos com acidentes rodoviários, para evitar e tentar diminuir esses dados foi apresentado em São Paulo, o Latin NCAP (New Car Assessment Programmes) ou Programa de Avaliação de Carros Novos. A instituição de avaliação da segurança em veículos novos já existia na Europa e também nos Estados Unidos e agora chega a países da América Latina e Caribe. No Brasil, ela vem apoiada pela Proteste, associação de defesa do consumidor. Com certa surpresa foi recebida a notícia de que a metodologia e os parâmetros utilizados aqui serão os mesmos que norteiam a produção dos veículos no continente europeu, mantendo o teste de crash test sendo uma colisão frontal submetida a velocidade de 64 km/h contra um obstáculo deformável em contato com 40% da superfície da dianteira do veículo.

A entidade, que é independente, já tratou de avaliar cinco modelos vendidos no Brasil e um sexto que não está no mercado brasileiro, mas em outros mercados latino americanos, como Chile e Uruguai: Toyota Corolla XEi, Chevrolet Meriva GL Plus, Fiat Palio ELX 1.4 (com e sem airbag), Gol Trend 1.6 (com e sem airbag), Peugeot 207 Compact 5p 1.4 (com e sem airbag) e o chinês Geely CK1 1.3, que foi citado por Jean Marie Mortier, o responsável pelo Latin NCAP, como um carro que não deveria ser importado para o Brasil de nenhuma maneira, já que zerou no teste de segurança para adultos, mostrando que em caso de colisão, o óbito dos passageiros seria inevitável.

Os resultados dos testes mostram a necessidade da implantação de sistemas de segurança como ABS e Airbag nos veículos (medida que o governo federal deu prazo para estar em todos os veículos fabricados aqui até 2014, mas que a entidade defende que deveria ser antecipado). Dentro dos carros utilizados nos Crash Tests, a Latin NCAP utiliza o mesmo padrão europeu, quatro bonecos simulando um par adulto nos bancos dianteiros, uma criança de 3 três anos e um bebê de 18 meses, todos devidamente utilizando cinto de segurança e os dispositivos de retenção recomendados aos seus tamanhos e pesos. O Toyota Corolla XEi, o melhor avaliado, conseguiu quatro estrelas para a escala em adultos, enquanto na escala de proteção a crianças utilizando dispositivos de retenção, o modelo atingiu apenas uma estrela. No teste do Chevrolet Meriva, a proteção do veículo em adultos atingiu três estrelas e para crianças também ficou em uma estrela, como no sedã japonês.

Já o Palio ELX com airbag ficou com três estrelas para adultos e duas estrelas para crianças. O Gol Trend 1.6 também equipado com airbag conquistou as mesmas classificações que o Palio, trêS estrelas para adultos e duas para crianças. O 207 Compact conseguiu duas estrelas, tanto para os adultos quanto para as crianças. No primeiro momento que foram realizados os testes com 207, Palio ELX e Gol Trend foram avaliados sem airbags, o que gerou críticas das montadoras, sendo então os testes refeitos utilizando os modelos equipados com airbag, o que aumentou as notas dos modelos, como mostrado acima. Sem o airbag as notas foram semelhantes para os três modelos: 1 estrela para a segurança dos adultos e duas para a segurança das crianças.

De acordo com Mortier, a dinâmica de todo o processo do NCAP é formado em torno de uma cadeia cíclica que percorre o seguinte princípio: Após aplicar o Crash Test, as informações serão passadas ao consumidor, tendo como objetivo sensibilizar o consumidor para a segurança, tornando isso um argumento de compra e também um argumento de venda para os fabricantes, que oferecendo um carro mais seguro, pode utilizar isso como propaganda, exibindo os seus resultados do crash test. A boa notícia da utilização dos mesmos métodos aplicados ao mercado europeu veio não só para elevar o nível de segurança oferecido nos veículos aqui, mas também para evitar a necessidade de investir tempo, dinheiro e pesquisa para criar um método para a América Latina. Já que a metodologia aplicada na Europa supre os requisítos e eleva o nível da indústria automotiva da região latina.

Mortier não quis especificar a quantidade e nem a peridiocidade em que os testes serão feitos pelo Latin NCAP, mas citou que como existe uma gama muito maior e mais diferenciada de veículos nos mercados emergentes do que na Europa, o número de carros pode ficar entre 10 e 15 por ano, testes esses que serão em parte financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Quando questionado, junto a Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, sobre a elevação de preços que a imputação da obrigatoriedade do ABS e do Airbag a todos os modelos pode causar, Mortier disse esperar que com o aumento da demanda, os preços venham a cair, tendo citado que o preço atual de cada um desses elementos pode causar um aumento de R$ 2 mil cada ao preço final do veículo. Preço bem menor do que o valor de uma vida.

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