Boa Noite, bom vou fazer uma breve comparação,em primeiro lugar quero deixar claro que não tenho Tinggo e sim meu irmão mais velho, porém passei um mês dirigindo o carro dele.
1° Preço: Chery Tiggo 2.0 2011/2012 vi em anucio de jornal R$53.900(sem frete sem couro).
Ford Ecosport 1.6 2012/2012 Freestyle R$54.430,00 + opcional EFB2 R$ 1.720,00 (Air bags duplo, ABS, direção hidráulica, ar condicionado, computador de bordo, vidros elétricos com um toque para cima/baixo com anti-esmagamento, espelho retrovisor e travas com comando elétrico, fechamento global, rádio My Connection com controles na coluna de direção e pacote externo na cor cinza London: rodas de liga, grade do radiador, espelhos retrovisores externos e moldura lateral) Sem pitura metálica e frete.
Total R$56.150,00 Simulação feita no site da Ford sem frete.
2° Parte Mecânica (Superficial)
Chery Tiggo 2.0
Motor 2.0 16v 135cv a 5.750rpm Torque 18,2 4.300rpm.
Suspensão dianteira Independente tipo McPherson e Traseira Independente, multilink.
Freios dianteiros e Traseiros a disco.
Ford Ecosporte 1.6
Motor 1.6 flex 8v 101cv 5.500rpm (gas) / 107cv (alc) 5.500rpm Torque 14.5(gas)/15.3(alc) 4.250rpm.
Suspenção dianteira Independente, tipo McPherson e Traseira Semi-Independente tipo eixo de torção.
Freios dianteiro Disco, Traseiro Tambor.
No quesito mecânica, o motor 2.0 do Tiggo tem mais cavalos e Torque do que o Ecosporte, na Suspenção o Tiggo usa multilink na traseira que é uma suspensão mais atual do que o eixo de torção, fazendo que o Tiggo tenha mais estabilidade que é fundamental nesses tipos de veículos mais altos. O freio da Ecosporte e tambor na traseira no Tiggo, disco nas quatro rodas.
Minha impressão ao dirigir: " Dirigir o Tiggo por cerca de um mês na cidade não tive oportunidade de testa-lo fora da estrada, o motor é bem esperto em baixa rotação e ganha muita força quando o giro esta acima dos 4300 rpm que é faixa de torque máximo, vc consegue sair cantando pneu facilmente, porém o cambio de cinco marchas é ríspido, da impressão que vc passando marcha de um Jeep dos antigos, a suspensão tem uma boa firmeza, não da aquela sensação que vc esta guiando um barco, consegue filtra bem as imperfeições da pista mas nos buracos mais fundo requer um pouco de atenção já altura entre o solo e o carro não é igual de um Jeep. no periudo que fiquei com o carro o consumo ficou entre 9 e 10km/l ficando até melhor do que meu Cielo que faz 8.5 a 9.5km/l na cidade".
3° Conforto e Acabamento.
Chery Tiggo.
Aqui esta um dos pontos fracos do Tiggo, o acabamento é bem fraco, o plastico do interior do carro risca fácil, e ríspido ao toque, os bancos de pano tem uma cor azul de gosto duvidoso, manopla do cambio e curta fazendo que vc tenha que abaixar muito o braço para passar marcha e o volante tem um visual bem franco. Lado bom, tem ajuste de altura do banco e do volante, regulagem elétrica dos faróis essencial para viagens, os bancos traseiros tem a opção de reclinar. Caso coloque um banco de couro da outra vida ao carro.
Ford Ecosporte: o pouco que entrei no Ecosporte percebe-se que o acabamento e bom, mais também não é luxuoso, porém o plastico tem um melhor tato do que do Tiggo o painel tem um visual bacana, os demais plásticos do carro tem bons arremates e são bem alinhados diferente do Tiggo.
3° Dimensão
Ambos tem dimensões parecida, comprimento: 4.24 metros Ford Ecosporte e 4.28 metros Chery Tiggo.
Entre-eixos: Ecosporte 2.49 metros Tiggo 2.51 metros.
Já a largura o Tiggo da impressão de ser mais largo, porém segundo a Chery mede 1.76 metros de largura contra 1.96 metros somando de um retrovisor ao outro do Ecosporte. Só que o porta-malas do Ecosporte 320 litros normal e 720 com o banco rebatido, Tiggo 520 litros e com o banco rebatido 1.960 litros.
Dentro do Tiggo tive mais sensação de espaço do que a Ecoporte.
4° Pós Venda.
Chery Tiggo 2.0 conta com 3 anos de garantia total e 100 concessionarias pelo País.
Até 60.000Km serão 7 revisões com um custo total R$3.390,00 não incluso alinhamento e balanceamento.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Desvalorização média Fipe 14,04%
Ford Ecosporte 1.6 conta com 1 ano de Garantia total e 374 concessionarias pelo País.
Até 60.000km serão 6 revisões com um custo total R$ 2.732,00 não incluso alinhamento e balanceamento
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Desvalorização média 12,5%
Não mencionei seguro pois tem uma variação muito alta de um lugar para outro de do perfil do motorista.
Claro que o Ford Ecoposter tem o fator pós venda ao seu lado, pois tem vantagem ter manutenção fácil em oficinas fora da rede concessionaria, peças em mercado paralelo e revenda mais rápida do que o Tiggo.
Esta aqui minha opinião sobre os dois carro e aspectos técnicos de ambos sendo que os site dos fabricantes encontrão mais informações técnicas.
Espero te ajudado.