Clube do Chery
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Clube do Chery

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Estalo que incomoda - Chery Cielo

+3
silvio. Pinheiro
Reinaldo
Jan Fessl Junior
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Estalo que incomoda - Chery Cielo Empty Estalo que incomoda - Chery Cielo Dom Jun 18, 2017 2:33 pm

Jan Fessl Junior


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Um bom dia a todos do fórum......

Mais um problema facil de se resolver em nossos Cielos, porém um pouco "chato" para se fazer o diagnostico com precisão.

Meu Cielo é bem novo ainda, está com 19 mil km agora. Ando pouco com ele.

Bom, o sintoma era o seguinte: Carro parado, ao engatar a 1 marcha e sair, ou ao engatar a ré e sair ouve-se um "TLAC", barulho de metal com metal batendo. Este incomodo não tinha até uns meses atrás e para não acumular problemas já fui investigar. Procurei por semanas em diversos lugares a solução para isto e encontrei muitas afirmações que não vou dizer que não sejam reais, mas não me convenceram. Comecei do zero, erguendo o carro para olhar e tentar simular o problema. Detalhe: nem pensei em levar em mecanicos porque quando olham um carro entrando em oficina que nao seja VW, FORD, FIAT e GM já vem uma enxurrada de desculpas, como se eu estivesse levando uma espaçonave da NASA, sendo que é tudo a mesma coisa.

Simulação: por entender que o estalo aparece no momendo que temos um torque alto aplicado na roda, fiz o primeiro teste. Verifiquei com o capô aberto e fazendo o mesmo movimento para frente e para trás afim de constatar o quanto o motor se mexe no cofre. Constatei que ele se movimenta normalmente, mas o incansável "TLAC" continua lá. Detalhe: estrala mais para trás do que para frente.

Ergui o carro, apenas 1 lado, do motorista (sempre com calços nas rodas e toda devida segurança). Engatei a 1 marcha (poderia ser a ré também, uma relação reduzida). A roda livre começei a virar. Claro que como o cambio está engatado o movimento é curto. Bom, não adianta ir com muito carinho, tem que empurrar e puxar com vontade para simular o esforço na roda. Depois de algumas tentativas ouvi o "TLAC". Agora só bastava identificar exatamente de onde vem.

Após varias tentativas e com ajuda de outra pessoa acabei identificando: o barulho vem do coxim inferior traseiro do motor (M11-1001720).

Estalo que incomoda - Chery Cielo Img-2012


Estalo que incomoda - Chery Cielo Img-2010

Se olhar bem onde está fixado o coxim, vamos verificar que seu alojamento é bastante limitado.

Estalo que incomoda - Chery Cielo Img-2011

Estalo que incomoda - Chery Cielo Img-2013

Devido a esta "limitação" o metal do coxim "bate" no suporte da suspensão e provoca este "TLAC".

Fiz a substituição desta peça pagando R$140,00 por uma peça original. Segui o manual de manutenção da Chery.

Estalo que incomoda - Chery Cielo Captur13

Conclusão: Após a troca o problema acabou. Fiz varios testes e nao ocorreu mais os estalos. Porém cabe ressaltar algumas observações:

1- A peça retirada não tinha qualquer evidencia de rachaduras ou trincas na borracha. Com a peça em mãos não há como movimentar esta borracha pois a força aplicada é muito maior do que a gente consegue simular sem dispositivos adequados.

2- Tem alguns pontos que ainda precisa de explicação: A borracha venceu prazo de utilização, por isso tornou-se muito flexível; a borracha está mau dimensionada e satura muito rápido; alojamento muito pequeno onde qualquer movimento maior provoca este sintoma. Mas também podemos considerar que foi feito propositalmente para quando começar os estalos já ser o alerta para a troca.

Essas observações só serão descobertas com o passar dos kilometros ou dos anos. Pelo manual diz "12 meses ou 40 mil Km". Veremos......

Qualquer comentário estou a disposição.

Abraço a todos!!!

Bruno Ciarbella gosta desta mensagem

2Estalo que incomoda - Chery Cielo Empty Re: Estalo que incomoda - Chery Cielo Ter Jun 20, 2017 10:15 pm

Reinaldo


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Muito Obrigado, pelo comentários e fotos. Meu problema resolvido. vou trocar a peça também. Valeu Jan.

3Estalo que incomoda - Chery Cielo Empty Re: Estalo que incomoda - Chery Cielo Qui Set 07, 2017 7:14 pm

silvio. Pinheiro


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Meu carro também estava com esse estalos troquei o coxim inferior do suporte do motor tudo resolvido. A postagem acima foi importante para resolver o problema.

Carlos Bento gosta desta mensagem

4Estalo que incomoda - Chery Cielo Empty Re: Estalo que incomoda - Chery Cielo Seg Set 11, 2017 11:11 am

guilhermeap18

guilhermeap18
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Meu carro faz o mesmo barulho , estou indo trocar amanha essa peça , pois no aguento mais esse barulho. Ótima explicação, esta de parabéns !!!!!

5Estalo que incomoda - Chery Cielo Empty Re: Estalo que incomoda - Chery Cielo Seg Abr 09, 2018 5:16 pm

helio augusto


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

ola gente boa tarde se alguem poder me ajudar agradeço . estou comprando um cielo e ontem fui visitar o carro e dei uma volta curta com o carro e ja foi possivel observar alguns barulhos que pareciam vir da suspençao e da direçao, onde encontro peças e oficinas. alguem conheçe.?

6Estalo que incomoda - Chery Cielo Empty Barulho na suspensão dianteira Seg maio 14, 2018 11:35 am

castello

castello
Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Bom dia amigos, eu tive um problema com meu Cielo que me perturbou por quase um ano indo em varias oficinas e concessionarias e não resolveram, então eu resolvi fazer a troca dos amortecedores dianteiros pensando que pudesse ser os mesmos, troquei bieletas, troquei bandeja e nada, levei em um amigo que faz alinhamento e balanceamento e expliquei a ele o que estava acontecendo ele deu uma volta no carro para ver o problema voltou colocou na maquina de alinhamento desceu por baixo do carro e me chamou para ver o que era, existe um quadro na dianteira do carro que estava simplesmente com um parafuso frouxo e quando ele apertou o tal parafuso fez um barulho como se tivesse quebrado o mesmo mas era falta de aperto mesmo hoje é só alegria graças a Deus...

7Estalo que incomoda - Chery Cielo Empty Re: Estalo que incomoda - Chery Cielo Qui Out 11, 2018 6:42 pm

Jan Fessl Junior


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Boa tarde a todos.

Pesquisando mais sobre os "barulhos" dianteiros no Cielo (até em fóruns internacionais onde o carro é vendido) ficou evidenciado os seguintes problemas:

-Parafusos soltos (como citado pelo nosso amigo Castello);
-Buchas com desgaste (danificadas) e sejas elas de bandeja ou da barra estabilizadora;

O que pude notar que os parafusos não vem com trava rosca e por conta de nossas vias esburacadas os parafusos acabam sofrendo torção e se afrouxam. O mesmo para as buchas que não tem um grau de dureza suficiente para resistir tantos impactos e torções.

As buchas da barra estabilizadora dianteira e traseira comprei diferente das originais, de poliuretano. Troquei e resolvi mais alguns problemas durante o andar em ruas onduladas. O proximo passo será substituír as buchas de bandeja por buchas reforçadas.

8Estalo que incomoda - Chery Cielo Empty Estalo na dianteira do chery cielo Dom Nov 07, 2021 9:20 am

Tiago fassina alve


Motor Acteco 0.8
Motor Acteco 0.8

Ola
Esse problema faz tempo que tinha e nem um mecânico conseguiu resolver, ate que um dia a peça que estalava se quebrou de vez.....era a barra estabilizador.......sabe onde quebrou, bem em cima da bucha da barra, não tinha como saber, so desmontando tudo para ver.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos